Quem acompanha o rap internacional de diversos países, percebe que dentro de cada país, o som tem características e varia de região para região. Os Estados Unidos por exemplo, muitos dividem o rap de lá nos já conhecidos rótulos "Gangsta LA " e "Nova York" na maioria das vezes, pois bem, não é bem assim que a coisa funciona, lá existe o estilo de som mais ou menos para cada região, "west side" tem o seu estilo, "east" também tem o seu, "midwest" e o "south"
No Brasil é fácil apontarmos para grupos em evidência e saber que a maioria é de São Paulo (cidade), uns do interior do estado de São Paulo, mais talvez 2 ou 3 do Rio de Janeiro e uma fatia mínima para o Sul. Sabem também que nas outras inúmeras regiões do país existem grupos, rappers e produtores de talento que não vem ao grande público devido a falta de espaço. Com isto o rap ironicamente, não se renova e o jogo acaba ficando mais ou menos como se encontra nos dias de hoje, estando estagnado. Mas fazendo um barulho regional e já atingindo outras regiões. Na Baixada Santista, vários grupos e rappers estão divulgando os seus trabalhos seguindo um movimento semelhante ao "Dirty South". Já é fato que a Baixada Santista está batendo na porta para participar da "festa" do rap nacional e vem se concretizando que se a porta não for aberta por boa vontade, será arrombada.
Varios grupos da Baixada estão colocando a disposição na Internet músicas a todo instante bem como em, mixtapes, cd's, clipes e na própria região colocando nas ruas, cd's, dvd's, há também na região inúmeras vezes citada representada pelas cidades, Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá e Praia Grande, campeonatos de Freestyle, shows, assim como vem fazendo a "Liga Dos Rappers Do Litoral" que conta com 10 grupos em sua totalidade. Em meio a todo esse movimento temos os grupos: VDA, TH, Faul, Nego Léo, Verbo Terrorista, Fusão Bélica, Hostil, DRK, Resultados Do Sistema, Mr Problema, Produtos Da Rua, Sobreaviso, Sacerdotes, Erre-L, H2Loko, Grande Máfia, Conspiração, RO3P, Lord's DF, Tarja Preta e inúmeros outros que falha a memória para citar todos aqui. Dessa forma que Baixada Santista acaba lembrando o sul dos EUA, que não vem apenas com um nome despontando mas vários , isso sem falar dos produtores, como é o caso do Cuco, Hostil e Faul entre outros, que vem se destacando na região.
Se a pergunta é Quando? - A resposta é o tempo ou melhor pouco tempo!! Porque já está para vir muitas novidades de Nego Léo, TH & Faul que se reuniram pra fazer um trampo juntos e já está pronto o primeiro single, VDA terminando mais um clipe e acabando o segundo álbum, Verbo Terrorista terminando a sua mixtape, Mr. Problema gravando clipe e terminando o seu álbum, tem a Liga Dos Rappers Do Litoral que estará lançando nas ruas a mixtape e o DVD, e muitos outros trampos. Todos os projetos encaminhados senão prontos, estão no forno. Sem esquecer também dos sites e vídeoclipes que senão estão prontos estão sendo refeitos. Tudo isso é o que está por vir, sem contar as coisas que já foram lançadas anteriormente.
Tal "motivação" ... digamos assim, é muito difícil no rap nacional devida as condições financeiras mas que não desanima aqueles que fazem com coração e vivem o rap, dessa forma fiquem atentos 2006/2007 Baixada Santista para todo mundo com inúmeros lançamentos e muita qualidade, jamais vista antes.
Baixada Santista tomando de assalto!
Postado por B.DoG às 12/19/2006 04:27:00 PM
0 comentários:
Postar um comentário