História do Grillz

Quem atirou em JFK? Os aliens estão na Area 51? Bush realmente derrubou as Torres Gêmeas? Essas perguntas tem gerado muitas teorias de conspiração para citar todas. Mas todas elas somadas não chegam ao número de teorias sobre a origem/significado/importância da Grillz. Talvez você tenha ouvido alguma dessas: Durante a escravidão, os escravos não tinham planos de assistência médica dentária e nem visual. No entanto, em algumas ocasiões, os donos de escravos permitiam rudimentares cirurgias dentárias em seus escravos. Isso, é claro, era uma regalia dos escravos machos mais fortes, aqueles que os donos de escravos não podiam deixar morrer por causa de uma infecção relacionada a uma cárie dentária. Os aparelhos dentários que os escravos recebiam eram sempre de cobre, aluminio e algumas vezes de bronze, serviam para tampar os buracos nos dentes. O metal em suas bocas se tornou um simbolo de poder demonstrando seu valor para o patrão, e sua superioridade sobre os outros escravos, quanto mais metais, mais importantes eles eram. Mostrar os dentes com cobre era um modo de mostrar que você era importante, e consequentemente você era intocável. Hmm... Vamos fazer um debate saudável e conversar sobre as 3 teorias mais conhecidas sobre a origem e uma pequena análise histórica dos fatos pertencente a cada teoria.

Teoria 1: O Grillz surgiu no Sul

A idéia de que usar ouro nos dentes se originou no Dirty South (Mississippi, Georgia, Alabama, Louisiana) é atualmente parte de uma grande idéia de que tudo que se relacione com a cultura Negra começou no Sul. Embora essa teoria seja amplamente verdadeira (amplamente, não completamente) essa teoria não exata e nem precisa o suficiente para ter sentido. É verdade que o que você e eu consideramos Grillz nos dias de hoje (usar metais preciosos ou diamentes no lugar dos dentes) tem suas raízes no Dirty South. Essa teoria carece de exatidão porque o Sul é IMENSO e falta precisão na afirmação porque Grillz (nos dias atuais) não se refere somente ao aparelhos nos dentes. Em outras palavras, dizer que o Grillz vem do Sul é como dizer que o Krispy Kreme veio da França. É claro, os doughnut vieram da França, mas qualquer um que quase tenha causado um acidente tentando dar uma meia volta após ver uma placa "Hot Now" pelo retrovisor vai dizer que Krispy Kreme revolucionou a indústria dos doughnuts. O que quero dizer é que o que era chamado de Francês mudou drasticamente e não pode mais ser chamado de Francês. O mesmo acontece com Grillz. Os icones atuais do Hip-Hop pegaram o Grillz e o tornou em algo diferente. Grillz escorrega pelos dentes e consiste de metal ou pedras preciosas como platina e diamantes. Dependendo da pedra, metal ou número de dentes o preço pode variar de $50 dolares para milhares de $$$. Os antecessores do Grillz não eram faceis de serem retirados e era preciso redesenhar os dentes para acomodar a coroa, frequentemente de ouro, prata ou platina. Agora, os Grillz customizados requer uma molde dentário sob o qual o metal e as pedras são colocados.

Teoria 2: Os Hot Boys criaram Grillz.

Essa é uma mentira deslavada. Embora Turk, BG, Juvenile e Lil Wayne deram ao Grillz bastante exposição, eles não foram os criadores. Há muita especulação sobre quem foi o primeiro rapper a usar Grillz. A moda Grillz começou realmente a tomar forma muito antes - durante meados dos anos 80. Muitas pessoas dão o crédito a Eddie Plein de Nova Iorqu e (dono da Eddie's Gold Teeth) por dar inicio a coisa. Plein era o cara que ornamentava a boca de Flava Flav com uma série de Grillz de ouro, e logo após vários rappers de Nova Iorque seguiram a moda, incluindo Big Daddy Kane e Kool G Rap. Plein então se mudou para Atlanta e começou a desenhar Grillz mais elaboradas (e mais caras) para artistas tipo Outkast, Goodie Mob, Ludacris e Lil Jon. Quando o Sul explodiu como a maior força dentro do Hip-Hop em meados de 2000, o mesmo aconteceu com o fenômeno Grillz. Partindo desse ponto podemos seguir a linhagem do Grillz de Atlanta para Memphis (8-Ball & MJG) para New Orleans (No Limit, Cash Money), para Houston (Bun B, Paul Wall), para St. Louis (Nelly). E é claro, os nativos da Bay Area também afirmam que o Grillz é uma tradição local (Too Short, outros).

Teoria 3: Ter um Grillz significa que você é durão.

Vamos falar sério. Bow Wow também usa Grillz. Grillz é parte do Hip-Hop desde o seu começo, e tudo indica que ela não vai sumir tão cedo. Como tudo dentro do Hip-Hop, Grillz é um grande negócio. Companias estão se espalhando por todo o país e atendem unicamente ao mercado das Grillz, com nomes tipo Got Grillz, GoldTeeth.com e Mr. Bling. Com um número ilimitado de propagandas apoiadas por legiões de artistas usando Grillz (Eu vi uma esses dias com Regis e Kelly) o movimento Grillz não parece estar no seu auge. É claro, tem os invejosos. Escolas nos distritos de Alabama e Georgia proibiu os alunos de usarem Grillz nas classes de aula, atitudes similares estão sendo tomadas no Texas. Aparentemente alguns professores não se sentem bem com estudantes roubando joalheiras e pedindo para os donos fazerem um Grillz. E não vamos nos esquecer os advogados incômodos da saúde dentária que apontam os riscos de saúde por usam um objeto de metal na boca por muito tempo, como cáries, doença de gengiva e perda de ossos.

0 comentários: